Euler David de Siqueira, da UFFRJ

Professor Titular da UFRRJ

Euler David de Siqueira é um dos palestrantes da mesa redonda Fronteira, cidadania, interculturalidade e direitos do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação.

O professor Euler Siqueira discorrem sobre “Découvrez Rio comme un vrai Carioca” 1 : identidade, corpo e narrativas juntamente com a professora Denise Siqueira, da UERJ Para os pesquisadores, o tema da identidade tem suscitado calorosos debates, se tornando um tema polarizado por perspectivas essencialistas e construtivistas.

“Desembaraçar-se de sua identidade, entretanto, não parece ser um problema para aqueles que veiculam ou prometem a experiência de tornar-se um verdadeiro carioca”, destaca Denise.

Euler é Professor Titular da UFRRJ, Cientista Social IFCH/UERJ, Mestre e Doutor em Sociologia pelo IFCS\UFRJ. Pós-doutor em Sociologia pela Université Paris Descartes Sorbonne, França, Professor efetivo do PPGPDS – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável – UFRRJ.

Conheça um pouco mais sobre a proposta de discussão dos autores:
No Rio de Janeiro, o turismo se tornou uma questão especialmente importante na década de 2007-2017, quando a cidade recebeu importantes eventos internacionais. O crescimento da atividade turística se mostrou
relevante para analisar a valorização de certas identidades culturais, incluindo uma “identidade carioca”, sua construção social e a circulação de experiências adquiridas em situações de turismo. Nesse contexto, surgiram variados sites que oferecendo a turistas estrangeiros maneiras de renunciar ao status de “gringos” para se tornarem “cariocas”.

A fabricação de uma identidade carioca por quem se propõe a ensinar aos turistas como se tornar cariocas não acontece por si só. Reproduz e naturaliza comportamentos, gestos e hábitos alegados pelos cariocas. Tornar-se carioca envolveria, então, um processo de aprendizado mais complexo do que o domínio da língua e das gírias locais. A partir de
um olhar antropológico relacional questionamos o papel da mídia e do corpo no processo de ensinar aos turistas uma “cultura física e emocional” dita “carioca”. Em termos metodológicos, nos dedicaremos à análise e interpretação de uma amostra de sites em que a invenção de uma “identidade carioca” ganha destaque.

Sobre o III Colóquio
O III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação tem como tema principal “Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania”. É promovido pelo grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR), sediado na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento é gratuito, online e acontece entre os dias 19 e 21 de novembro de 2020.  

Sobre as inscrições e submissão de trabalhos
As inscrições que iniciaram no dia 15 de setembro, vão até novembro. Aos interessados em enviar relatos de experiências e resumos expandidos, a data limite para envio é 18 de outubro, pelo sistema de inscrições e podem ser acessadas em: eva.faespe.org.br/3educommt

Para acompanhar todos os detalhes, confira nossa presença na Internet:
Sistema de inscrições: eva.faespe.org.br/3educommt
Blog oficial: Coloquio Educom.MT
Fanpage: fb/Coloquio.Educom
Hashtags oficiais:#educomjor #3ColoquioMT #unemat

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *