Infância, Consumo e Meio Ambiente serão os temas da segunda mesa do III Colóquio

Mesa 2: Infância, Consumo e Meio Ambiente

Por Assessoria

Infância, Consumo e Meio Ambiente será a temática abordada na segunda mesa-redonda do III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, no período das 10h30 às 12h, no dia 20 de novembro. O objetivo da discussão é abordar como os usos das tecnologias impactam a vida das nossas crianças e adolescentes e de como a educação midiática é uma possibilidade para criar sujeitos críticos e reflexivos nas relações com as mídias digitais.

Os convidados são de diferentes regiões do país e a partir de suas pesquisas apresentarão reflexões sobre questões como qual a relação entre consumo e meio ambiente? Como podemos trabalhar a questão ambiental a partir da Educomunicação? Por que a publicidade infantil é desaconselhada? De que forma os meios de comunicação e, em especial, a televisão, contribuem para o consumismo? O que dizem as leis? Como a Educomunicação pode contribuir com uma reflexão crítica e uma mudança de comportamento em direção a um comportamento mais responsável e cidadão?

Cristiane Parente de Sá Barreto, que é Doutora em Comunicação pela Universidade do Minho, em Portugal, e também integrante do grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR), um dos organizadores do colóquio, será a mediadora da mesa-redonda  e destaca que “teremos uma riqueza proporcionada pela diversidade de olhares de pesquisadores de três regiões brasileiras, assim como por temas atuais e extremamente relevantes como a cidadania, o consumo e a sustentabilidade”.

Gabriela Amorin Ferruzzi, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e professora de educação infantil pela prefeitura de Presidente Prudente (São Paulo), falará sobre a relação da propaganda com a infância e o consumo infantil, abrangendo questões relacionadas à recepção midiática, à regulamentação publicitária e à leitura crítica dos meios.

Para nos apresentar as contribuições da Educomunicação Socioambiental para a sustentabilidade, teremos a participação de Rafael Gué Martini (UDESC), que faz parte da diretoria Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) .

Também representando a ABPEducom teremos o professor da ECA/USP, Claudemir Edson Viana, que promete estimular boas reflexões sobre a relação entre educomunicação e a cultura infantojuvenil, o convívio com a mídia e o protagonismo crítico.

E para abordar o tema de crianças e adolescentes como prosumers (produtoras e consumidoras) e sua relação com a cidadania, contaremos com a participação da professora Inês Vitorino Sampaio (UFC).

Sobre os palestrantes

Sobre a mediação

Cristiane Parente de Sá Barreto – Doutora em Ciências da Comunicação pelo Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Braga/Portugal), (com revalidação pela UnB e bolsa CAPES); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB); Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com licenciatura pelo PROFORM, na Universidade Católica de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa Educom.Jor, da Universidade do Estado de Mato Grosso- Unemat. Também faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).

Sobre o III Colóquio

O III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação tem como tema principal “Educomunicação, BNCC e Fortalecimento da Cidadania”. É promovido pelo grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR), sediado na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento é gratuito, online e acontece entre os dias 19 e 21 de novembro de 2020.  


Sobre as inscrições e submissão de trabalhos
As inscrições que iniciaram no dia 15 de setembro, vão até novembro. Aos interessados em enviar relatos de experiências e resumos expandidos, a data limite para envio é 18 de outubro, pelo sistema de inscrições e podem ser acessadas em: eva.faespe.org.br/3educommt


Para acompanhar todos os detalhes, confira nossa presença na Internet:
Sistema de inscrições: eva.faespe.org.br/3educommt
Blog oficial: Coloquio Educom.MT
Fanpage: fb/Coloquio.Educom
Hashtags oficiais:#educomjor #3ColoquioMT #unemat

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *