Pesquisadora discute projetos ambientais no ensino, na extensão e na pesquisa do Curso de Jornalismo

conferencista_ana

A professora Ana Carolina de Araújo Silva vai integrar a webconferência “Webjornalismo, jornalismo ambiental e educomunicação socioambiental” durante o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, juntamente com outras três jornalistas que atuam na área ambiental. A pesquisadora irá falar sobre três projetos que desenvolve como docente no Curso de Jornalismo da Unemat.

Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados às novas tecnologias e narrativas no jornalismo ambiental, dentre os quais, o RadioEcologia, EcoAraguaia e Jambtec. A pesquisadora destaca que a Radioecologia se desenvolve dentro da Focagen (Agencia Júnior de Jornalismo) e seu conteúdo é disponibilizado na internet. Outro projeto foi o site Eco Araguaia, produto desenvolvido na disciplina eletiva de Produção Transmidiática, voltado para o turismo.

O projeto de pesquisa Jambitec ( Jornalismo Ambiental e as Novas Tecnologias), que tem como colaboradores o professor Eduardo Uliana e diversos alunos. A proposta é analisar como foi feito o jornalismo ambiental on line no Mato Grosso e estudar o público da noticia ambiental, colocando em prática todo conteúdo no site JAMBITEC.

Ana Carolina também irá falar sobre uma parte de sua tese de doutorado, no qual estudou o discurso ambiental local sobre as três perspectivas: jornalística, empresarial e política.

É jornalista graduada pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Comunicação pela Universidade de Marília e doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade (Jornalismo-Unemat) e integra o Grupo de Pesquisa COLING – Estudos de Comunicação e Linguagem (UMESP).

 


Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

Por Marcela Pavão

Talvez você também goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *