Produção educomunicativa do curso de Comunicação Social de Campina Grande será abordada por Cláudio Messias

conferencista_messias

O docente do curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande, Cláudio Messias, será um dos palestrantes do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação. O pesquisador vai participar da webconferência “Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos.

Messias apresentará a produção educomunicativa do primeiro bacharelado implantado na área, considerado como uma proposta pedagógica inovadora. Criado em 2009, com primeira turma ingressando em 2010, o curso foi reconhecido pelo MEC em 2014. Essa universidade pública está localizada no nordeste brasileiro, em Campina Grande, Paraíba.

Experiência semelhante é desenvolvida pela Licenciatura em Educomunicação na Universidade de São Paulo, visando capacitar professores e consultores para atuar em escolas, empresas e instituições do terceiro setor. Por este motivo, os dois cursos desenvolvem atividades conjuntas, sendo que uma delas está prevista para se realizar durante o Intercom Nacional de 2016.

Cláudio é professor universitário, historiador e jornalista. Mestre e doutorando em Ciências da Comunicação (ECA-USP), atua com temáticas como: educação, educomunicação, imprensa, comunicação e pós-modernidade. Como jonalista, iniciou seus trabalhos na década de 1980. É pesquisador vinculado ao Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP)

Em sua dissertação de mestrado, o pesquisador  levantou a maneira como cientistas da comunicação, do Brasil e de outros países se apropriam ou não da Educomunicação, passando por discussões acerca do saber popular e científico em torno da legitimação do conceito como é entendido pelo NCE-USP. Em sua análise, averigua as publicações do GT “Comunicação e Educação” do Intercom e de dissertações/teses produzidas na interface Comunicação/Educação.

 


 

Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

 

Por Luiza Purcino

Talvez você também goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *