Pesquisadores da Unemat relatam pesquisa sobre gestão da comunicação no II Colóquio

Os professores do projeto de pesquisa “Gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis” da Universidade do Estado de Mato Grosso relatam resultado obtidos no II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas. Sua discussão será na webconferência “Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos“, juntamente com professores da USP, UFSM e UFCG.

Cada um dos pesquisadores se debruçou sobre um dos projetos de extensão do Curso de Jornalismo que trabalham com o paradigma da Educomunicação, auxiliados pelos bolsistas Caroline Ferreira Lynch e Weverton Velasco. Foram analisados os materiais impressos e virtuais, as entrevistas realizadas com participantes e as observações participantes dos projetos realizados entre os anos de 2014 e 2015.

conferencista_evelineTambém como membro do projeto de extensão “Revista Se Liga“, a professora Eveline dos Santos Teixeira Baptistella acompanhou os aspectos da gestão da comunicação durante o processo de realização dos encontros, das oficinas e da produção do conteúdo noticioso. Esse projeto conta com a participação das professoras Antonia Alves Pereira e Cássia Regina Tomanin, primeira coordenadora do projeto, em 2012, juntamente com então acadêmicos, João José Alencar e Wanderléia Pereira.

Eveline é doutoranda e Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). É especialista em  Didática do Ensino Superior pela (Unic) e graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integra o Núcleo de Estudos de Cultura Popular – Caleidoscópio (UFMT) e é pesquisadora do Núcleo de Estudos Comunicação, Infância e Juventude (UFMT), na linha de Comunicação e Cultura Científica. Tem experiência em comunicação, com ênfase em Telejornalismo, Radialismo e Jornalismo Científico. 

conferencista_ulisflavioA Focagen – agência júnior de notícias é coordenado pela professora Marli Barboza da Silva, tendo como membros as professoras Rosana Alves de Oliveira e Ana Carolina Araújo e Silva. Os procedimentos comunicativos desse projeto será apresentado no evento pelo professor pesquisador Ulisflávio de Oliveira Evangelista.

Ulisflávio é graduado em Comunicação Social com duas habilitações – em Rádio e TV, e em Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco. É especialista em Imagens e Som e Mestre em Estudos de Linguagens – Semiótica pela Universidade Federal do Mato Grosso Sul. Atuou como docente em Instituições como a UCDB, Estácio de Sá e Unigran. Foi coordenador do Núcleo de Rádio e Televisão da UCDB desenvolvendo produções audiovisuais para a TV universitária (TVU) e atuou como roteirista dos vídeos disponíveis no Portal Educação.

 

conferencista_antonia

Coube à professora Antonia Alves, debruçar sobre o projeto de extensão coordenado pela professora Rosana Alves de Oliveira e que também tem por membro, a professora Marli Barbosa. O Catis – Centro de Acesso a Tecnologia e Inclusão Social – atua na capacitação de educadores da rede pública. Atuando como membro, Antonia conta que desde 2015, o projeto tem capacitados professores para o uso do blog para além das tecnologias, ou seja, enquanto processo de apropriação pelos docentes a fim de que consiga leva seus alunos ao protagonismo.

Antonia é jornalista (UFMT), especialista em Educação a Distância (Senac-RJ) e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). É Diretora de Comunicação da ABPEeducom e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Atua na inter-relação Comunicação/Educação desde 199, gerenciando projetos em escolas salesianas, em sintonia com a rede americana e mundial do grupo. Gerenciou projetos educomunicativos, jornalísticos e de EAD no Portal Educacional Aprendaki entre 2003 e 2010. Como jornalista, atuou com assessoria de comunicação, editora/redatora de jornais e revistas institucionais e de sites noticiosos e institucionais, além de coordenar eventos e cursos. Desenvolveu atividades como docente, coordenadora e vice-diretora de escolas em Mato Grosso, dando ênfase à Educomunicação. Ainda, atuou como tutora e orientadora de monografias no curso de especialização Mídias na Educação (MEC-UFPE-NCE/USP).

 

 


Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

Talvez você também goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *