Professor vai discutir a mediação do adulto e os canais de expressão dos estudantes nas ações educomunicativas

conferencista_jesualdo

De professor de História a animador de grupos de adolescentes que realizam cobertura educomunicativa na cidade de Porto Alegre-RS. Assim, é a vida do educomunicador Jesualdo Freitas de Freitas. Durante o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, o professor irá participar da mesa redonda, à distância, sobre “Direito à comunicação, empoderamento e protagonismo juvenil“.

 

Membro da Associação Brasileiras de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Jesualdo vem apresentando a todo o Brasil o empoderamento desses alunos, uma experiência bem similar ao que acontece na rede pública da cidade de São Paulo, que será apresentada nessa mesma conferência.

 

Em sua fala, dará destaque à atividade na escola Chico Mendes sobres as aulas com conexão no Ambiente Informatizado da escola dentro do Projeto SMED-PMPA/LEC-UFRGS. Freitas de Freitas se define como “professor do século 21″. É responsável pelo blog alemrede dentro do blog da Inclusão Digital da SMED-POA. Enquanto professor de História e Educomunicador, Jesualdo vai falar sobre o protagonismo juvenil partindo do adulto na mediação em que o jovem percebe o seu potencial e produz a construção do espaço para expressar-se, levando-o a aprender a construir seus próprios espaços de expressão e de participação em sua vida para além do período de ensino institucional. Esta participação vinculada à democracia e solidariedade encaixa-se ao ímpeto ativo do jovem que se mobiliza, coloca sua energia, sua força, sua riqueza. Chegando a um processo vivo que tende a não esmorecer uma vez que o jovem percebe e desenvolve o ser, o conviver, o fazer e o conhecer. Na apresentação, o professor irá indicar alguns exemplos de ações que provocaram e aguçaram os jovens com realizações na escola e em sua vida.

 

Educomunicação: possibilidades na escola através do projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares ,  “O rádio na escola e as redes sociais“, “Aula aberta: a teoria da educomunicação, seu início no Brasil e sua divulgação pelo mundo, uma rápida visão” e “Educomunicação, veículo rádio e outras mídias nas modalidades Oficina Pedagógica e Sala de Aula” são algumas de suas publicações. O educomunicador tem textos publicados na Associação Nacional de Professores de História, Revista Paixão de Aprender e Revista Ágora da Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED-PMPA. Apresentou trabalho “Sujeito e colaboração, indivíduo e coletivo” no VI Encontro Brasileiro de Educomunicação. Contribui com os blogs Inclusão Digital da SMED-POA e Professor do século 21 – blog pessoal.

 

 

Jesualdo Freitas de Freitas é assessor de Inclusão Digital para Mídias Escolares da Rede Municipal de Porto Alegre na Secretaria de Educação desde 2008. É responsável pelos blogs da Inclusão Digital da SMED-POA  e seu blog pessoal “Sou professor do século 21″. É graduado em História (UFPEL), tem especialização em História do Rio Grande do Sul (UCPEL). Foi professor do Ensino Médio por oito anos e do Ensino Fundamental por vinte e dois anos. Foi assessor Pedagógico em Política Cultural e Assessor para a área de Ciências Sócio Históricas e Culturais e Filosofia da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre por dois anos (RME-SMED/PMPA) (2001 a 2002). Trabalhou na área de Produção em Mídia Escolar por cinco anos no Ensino Fundamental na Escola Municipal Chico Mendes (2004 a 2007). É também radialista registrado no Ministério do Trabalho desde 2006.

 


Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

 

Por Letícia Pina

Talvez você também goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *