Professor da USP vem a Alto Araguaia falar sobre a Licenciatura em Educomunicação

Claudemir Edson Viana é professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, atuando na disciplina de Epistemologia da Educomunicação na Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP), desde 2013, quando ingressou na instituição. É coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (ECA-USP) desde 2014, mas vem atuando como colaborador do Núcleo desde 2001.

Com doutorado e mestrado em Comunicação (ECA-USP), é licenciado em História (USP) e desenvolve pesquisas sobre Educomunicação, Mídia e Criança, O Lúdico e a Aprendizagem na Cibercultura, Jogos digitais e Internet no cotidiano infantil.

Atuou por 10 anos como educador em escolas públicas e privadas e por 11 anos como Diretor Acadêmico no Ensino Superior Particular, e como pesquisador por 16 anos no LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (ECA/USP). Ainda, atuou como líder de projetos em cultura digital na educação em projetos da ONG CENPEC.

É o Secretário Executivo da Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom) com mandato até outubro 2016.

Em seu mestrado discutiu “O processo educomunicacional: a mídia na escola” e no doutorado “O lúdico e a aprendizagem na cibercultura: jogos digitais e internet no cotidiano infantil, tendo artigo publicado no Portal da Intercom sobre O lúdico e a aprendizagem na escola em tempos de cibercultura. Outro artigo de destaque é sobre “Sujeitos, espaços e meio ambiente: redes virtuais.

Algumas de suas publicações em coautoria  tratam sobre a cultura digital e a Educomunicação como novo paradigma educacional em parceria com Luci Ferraz e Pais, filhos & Internet: A pesquisa TIC KIDS ONLINE Brasil 2012, na perspectiva da Educomunicação em parceria com Ismar de Oliveira Soares. Outra importante contribuição aborda os . I.Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital, escrita coletiva com Anna Helena Altenfelder, Eloisa De Blásis, Regina Inês Bôas Estima e Sonia Bertocchi.

Entrevista sobre Tecnologias na Educação para a TVUNIVESP.


Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

 

Talvez você também goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *