Mesa 1: Projetos de extensão universitária, gestão da comunicação e protagonismo dos acadêmicos

Os projetos de extensão são parte integrante do tripé ensino, extensão e pesquisa. Através deles, a comunidade acadêmica se aproxima da sociedade com propostas de atuação significativa para uma determinada parcela da população. Nesta mesa, vamos conhecer essa proposta extensionista de quatro universidades públicas, localizadas em Santa Maria-RS, São Paulo-SP, Campina Grande-PB e Alto Araguaia-MT.

Participantes: Profª. Drª Rosane Rosa (UFSM), Prof. Me. Claudio Messias (UFCG), Prof. Dr. Claudemir Viana (USP), Profª. Me. Antonia Alves Pereira (Unemat), Profª. Me. Eveline dos Santos Teixeira Baptistella (Unemat), Prof. Me. Ulisflávio Oliveira Evangelista (Unemat)
Participantes:
Profª. Drª Rosane Rosa (UFSM), Prof. Me. Claudio Messias (UFCG), Prof. Dr. Claudemir Viana (USP), Profª. Me. Antonia Alves Pereira (Unemat), Profª. Me. Eveline dos Santos Teixeira Baptistella (Unemat), Prof. Me. Ulisflávio Oliveira Evangelista (Unemat)

 

rosanerosaA Educomunicação em Santa Maria-RS – Rosane Rosa
Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Vice-Presidente da ABPEducom

Rosane Rosa discutirá as perspectivas educomunicativas nos trabalhos da Universidade de Santa Maria.

Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS (2009), Mestre em Comunicação e graduada em Relações Públicas e Jornalismo pela UNISINOS. Tem experiência de mais de 10 anos na área de Comunicação de interesse público no Primeiro, Segundo e Terceiro Setor. Foi professora assistente da PUC Paraná (2001-2008), professora na pós-graduação latu sensu SENAC – São Paulo (2005-2007).

Atualmente é professora no Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Programa Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM. É coordenadora do acordo de cooperação internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Cabo Verde, coordenadora do Projeto Educomunicação Intercultural para Moçambique – Pro-mobilidade UAM. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Intercultural e Cidadania (CNPQ). É Vice-presidente (2012-2014; 2014-2016) da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPPEducom). É pesquisadora CAPES e investiga os temas Comunicação, Direitos Humanos, Políticas Sociais, Educomunicação, Interculturalidade, Cidadania.

 


 

claudio_messiasA Educomunicação no Curso de Comunicação Social em Campina Grande-PB – Cláudio Messias
Professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Membro do NCE-USP

Cláudio Messias apresentará a produção educomunicativa no Curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação numa universidade pública do nordeste brasileiro: UFCG.

É jornalista desde 1986, tendo obtido registro profissional precário, no Ministério do Trabalho, em 2003. Possui graduação em História pela Unesp, Assis/SP e mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP instituição onde encontra-se em doutoramento na linha de pesquisa Interfaces Sociais da Comunicação. Foi professor na Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo no período de 2006 a 2009 e lecionou no ensino superior privado no período de 2008 a 2013.

É Professor Assistente na UFCG, na Paraíba, no bacharelado de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação desde abril de 2014. Possui filiação à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 2009 e à Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), além de vínculo com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Mantém em andamento as pesquisas “Transmidiação e a relação com a Educomunicação”, em parceria com professor Joseph Straubhaar, da Universidade do Texas, em Austin, EUA, e ‘Por uma revisão conceitual acerca da competência ‘educar para os meios’, em parceria com professor Guillermo Orozco Gómez, da Universidad de Guadalajara, México.

 


Educomunicação na Licenciatura e na produção midiática escolar –educom1 Claudemir Edson Viana
Secretário Executivo da ABPEducom, Professor da ECA-USP, Coordenador do NCE-USP

O pesquisador apresentará aspectos gerais da formação e atuação do licenciado em Educomunicação (ECA-USP) e sobre a relevância do profissional da área na atualidade, da produção midiática dentro das escolas, aliados ao uso pedagógico das tecnologias.

Atuou por 10 anos como Educador em escolas públicas e privadas, atuou por 11 anos como Diretor Acadêmico no Ensino Superior Particular, e como pesquisador por 16 anos no LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (ECA/USP). Foicolaborador nos projetos de educomunicação do NCE -Núcleo de Comunicação e Educação (ECA/USP) desde 2001, tornando-se coordenador do Núcleo em 2014. Atuou como líder de projetos em cultura digital na educação em projetos da ONG CENPEC. Assume a cadeira de Epistemologia da Educomunicação na Licenciatura em Educomunicação, na ECA/USP, em dezembro de 2013, e é o Secretário Executivo da Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação com mandato até outubro 2016.


 

antonia_newGestão da comunicação nos projetos de extensão da Unemat/Catis – Antonia Alves Pereira
Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Diretora de Comunicação da ABPEducom e Membro do NCE-USP.

Os pesquisadores da Unemat falam sobre os resultados da pesquisa “gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis”. Antonia Alves fará essa contextualização a partir do projeto Catis (Centro de Acesso à Tecnologia na Universidade do Estado de Mato Grosso).

Jornalista formada pela UFMT, Especialista em Educação a Distância – EAD (Senac-RJ) e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Diretora da ABPEeducom. Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) e professora pesquisadora da Unemat.

Atua na inter-relação Comunicação/ Educação desde 1998 quando participava da Inspetoria Nossa Senhora da Paz (InsPAZ, Cuiabá-MT, até 2003) em articulação com a rede americana e mundial das Salesianas.

Gerenciou projetos educomunicativos, jornalísticos e de EAD no Portal Educacional Aprendaki entre 2003 e 2010. Como jornalista, atuou com assessoria de comunicação, editora/redatora de jornais e revistas institucionais e de sites noticiosos e institucionais, além de coordenar eventos e cursos. Enquanto educadora na educação básica, desenvolveu atividades como docente, coordenadora e vice-diretora de escolas no Estado de Mato Grosso, articulando projetos pedagógicos e interdisciplinares, dando ênfase à proposta de Educomunicação. Ainda, atuou como tutora e orientadora de monografias no curso de especialização Mídias na Educação (MEC-UFPE-NCE/USP).

 


evelineteixeiraGestão da comunicação nos projetos de extensão da Unemat/Revista Se Liga – Eveline dos Santos Teixeira Baptistella
Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Membro da ABPEducom

Os pesquisadores da Unemat falam sobre os resultados da pesquisa “gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis”. Eveline Baptistella fará essa contextualização a partir do projeto Revista Se Liga.

Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea, Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT , Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF , com especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade de Cuiabá – Unic .

É professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual de Mato Grosso, integrante do Núcleo de Estudos de Cultura Popular – Caleidoscópio – UFMT e pesquisadora do Núcleo de Estudos Comunicação, Infância e Juventude da UFMT, na linha de Comunicação e Cultura Científica. Tem experiência em comunicação, com ênfase em Telejornalismo, Radialismo e Jornalismo Científico. 

 


ulisflavioevangelistaGestão da comunicação nos projetos de extensão da Unemat/Focagen – Ulisflávio Oliveira Evangelista
Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Os pesquisadores da Unemat falam sobre os resultados da pesquisa “gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis”. Ulisflávio fará essa contextualização a partir do projeto Focagen.

Graduado em Comunicação Social – habilitação em Rádio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. Especialista em imagens e Som e Mestre em Estudos de Linguagens – Semiótica pela Universidade Federal do Mato Grosso Sul.

Atuou como docente em Instituições como Universidade Católica Dom Bosco, Estácio de Sá e Unigram. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Mato Grosso. Foi coordenador do Núcleo de Rádio e Televisão da UCDB desenvolvendo produções audiovisuais para a TV universitária –TVU. Atuou como roteirista dos vídeos disponíveis no Portal Educação.



Tudo sobre o II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação

Por Luiza Purcino e Isabella Gonçalves

Talvez você também goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *